Mestre Irineu


Raimundo Irineu Serra

 

Conhecido como Mestre Irineu, nasceu Em 15 de dezembro de 1890, em São Vicente de Férrer. Seus pais, Sanches Serra e Joana Assunção Serra, eram oriundos de família humilde, descendentes de escravos que viviam do trabalho de cultivo da terra.




Em torno dos vinte anos de idade, em busca de conhecer mais do mundo, Irineu Serra parte em uma viagem que iria terminar na cidade de Rio Branco, no Acre, as margens da floresta amazônica, dando início a nossa história.


Desde a mais tenra idade que Mestre Irineu conheceu as adversidades da vida, mas a medida que se tornou homem formado e digno de sua herança devota, religiosa, também se aprofundou, se aperfeiçoou e mergulhou nos segredos e mistérios da floresta.


Na floresta ele trabalhou como seringueiro, demarcador de fronteiras e se encontrou com a divindade, através da bebida sagrada conhecida como Ayahuasca, de passado milenar.





Na floresta ele recebeu a doutrina do Santo Daime, pelas mãos de sua professora espiritual Clara, mais tarde reconhecida como a Virgem da Conceição, a Rainha da Floresta, e dentro desse contexto ele determinou o seu futuro, assim como o futuro de todos aqueles que viriam a seguir os seus passos: O povo de Juramidam.


É através da pureza e honestidade da sua trajetória terrena que muitos se aproximaram, em busca da cura, em busca do divino e da iluminação, e, por fim, em busca da bebida sacramental por ele batizada de Santo Daime.






De suas comunicações com a Virgem também nasceram os aspectos ritualísticos da doutrina, sua liturgia, as características cristãs e seu papel de caridade e auxílio: o resgate da dignidade humana e a busca pela harmonia e sincronia com as correntes universais que nos envolvem.


Por todos admirado e reverenciado, seu caráter nunca foi questionado, em momento algum de sua trajetória, e é sabido que dentre a sociedade e os políticos do então território do Acre, muitos foram considerados como sendo seus protetores aqui na terra. A sua imagem social, vinculada a Ayahuasca, é por todos tida como a de um ordenador das rebeldias humanas, pacificador e orientador do bem, e coube a ele o papel de imprimir uma realidade positiva a verdade por ele difundida, como coloca outro seguidor, complementando:


A doutrina do Santo Daime é o fruto do seu desenvolvimento material e espiritual, desde o seu encontro com a Ayahuasca, em 1914, nas selvas do Peru, até o dia do seu retorno a sua pátria espiritual, no ano de 1971. Foram 57 anos de aperfeiçoamentos para se poder atingir a patente espiritual de Mestre Imperador: o Chefe desta missão.


Foi exatamente no dia 06 de Julho de 1971 que Raimundo Irineu Serra nos deixou, em matéria, e passou a nos atender em espírito… E este é o nosso juramento, o nosso legado, como herdeiros do seu trabalho, que é o de zelarmos pela nossa integridade, pela integridade do Daime, a integridade da nossa fé, que também é e deve ser o de zelar pela obra deste ser divino – um ser espiritual que nos colheu e acolheu em sua santa doutrina, a doutrina do Santo Daime.


Porém, foi após sua morte em 1971, a doutrina de luz fundada por este homem de fé e coragem foi manchada por Sebastião Mota de Melo que se entitulou seu sucessor e muito equivocadamente introduziu o uso de drogas no Santo Daime. Fundador do CEFLURIS (Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra) Sebastião Mota de Melo difundiu a mentira de que maconha e cocaína, após serem consagradas poderiam ser usadas com tranquilidade, pois tinham virados santas. Ele inventou nomes para estas drogas: Santa Maria (maconha) e Santa Clara (cocaína) e desta forma conseguiu viciar inúmeras famílias (inclusive crianças) no Brasil e no mundo.  


Embora o Céu Nossa Senhora da Conceição e seus INSTITUTOS-IR+MÃOS sigam os ensinamentos do XAMANISMO, mantemos a mesma seriedade que Raimundo Irineu Serra ensinou ao fundar a doutrina do Santo Daime no século passado. Em seu estatuto, ele deixou muito claro a importância do uso correto da ayahuasca sem misturá-la com drogas.

Moral e Profilaxia Art. 19

Capitulando pela moral e saúde da agremiação, a todos é vedado, na forma da alínea B e art. 8 da Constituição e Decreto-Lei 159 e Art. 281 do Código Penal e afins, o uso ou tráfico de inebriantes, refutando-se:
a) a morfina,

b) a heroína,

c) a cocaína,

d) a maconha,

e) a marijuana,

f) a cachaça,

g) o LSD,


e outros também de efeito deletério incompatíveis com a dignidade humana, os quais obscurecem a consciência e os sentimentos nobres, levando à perversão e ao fatalismo suas vítimas, na ânsia inopitável de alegrias fortuitas e degradações.

Segundo o ESTATUTO DO MESTRE IRINEU, o uso de drogas significa: Requintar-se na insensatez da libação, e tripudiar as finalidades da alma, é mergulhar o ego em panacéia de ilusões e atos que aviltam a integridade moral e comprometem a saúde e a personalidade, levando suas vítimas ao escravismo vicioso e ao fim contristador expresso em 1Cor 6:10 e afins, cujos viciados não entrarão no reino dos céus.


O ESTATUTO DE RAIMUNDO IRINEU SERRA

O Verdadeiro Daimista.