Xamanismo


             Com a prática do Xamanismo se aprende o respeito pela leis da Natureza , a entrar em contato íntimo com o Sagrado e com si próprio , e a atingir um estado de consciência ampliada , proporcionando PAZ INTERIOR, BEM ESTAR FÍSICO, MENTAL E ESPIRITUAL PARA SEUS PRATICANTES.
             Neste estado ampliado de consciência, (conhecido também como “ Extâse “  , Nirvana , Samadhi, Alfa , entre outros)  atingimos uma conexão com o nosso Eu superior , com aquilo que realmente somos , nos permitindo um contato íntimo com o Divino , com a grande fonte Superior.
             Na prática do Xamanismo , para acessar esta  “Grande Fonte “, faz-se o uso de plantas de poder ( Enteógenas ) , entre elas a Ayahuasca , também conhecida como Yagé , Daime , Vinho das Almas e algumas outras denominações.
             É comum entre os praticantes , o uso de “ instrumentos de Poder  ( maracás tambores , moringas...) , exercícios de respiração , jenjuns e danças , sempre como o objetivo de elevar o espírito na busca por uma conexão com a Astral Superior e com a nossa própria essência , com o nosso verdadeiro Eu.
             O verdadeiro praticante do Xamanismo aprende a tornar-se senhor de si próprio, dominar a mente , a ser guiado pela intuição e a reconhecer o Deus-Filho que habita em cada um de nós.
        
O Xamanismo é uma das expressões espirituais mais antigas da face da Terra, e possivelmente a primeira que tornou possível o acesso do Homem ao Grande Mistério da Vida. Baseada na Integração e regida pelo Universalismo, o Xamanismo respeita tudo que existe e desvela o Poder de Cura através do Espírito. Essa Força, elemental e dos guias do planeta, tornam o momento presente o mais precioso de todos. Estar alerta no agora é a maior faculdade divina, e apoderar-se dessa faculdade é apenas utilizar de um elo que todos possuímos. 


 Pode–se considerar o xamanismo como a verdadeira arte de viver.
Ao observarem o ciclo da natureza e suas manifestações, os antigos xamãs puderam perceber sua conexão com o todo . Desta forma, e se abriram para o aprendizado daquilo quem realmente somos e tornaram-se capazes de elevar a consciência e se relacionar com outras realidades e dimensões, assim como manter plena e perfeita harmonia com a natureza, possibilitando a total integração de seus corpos físico, mental, emocional e espiritual.
 


O xamanismo tem como objetivos básicos: reconectar o ser com sua sabedoria interior, conexão com a multidimensionalidade do ser humano, ancoragem do poder pessoal, conexão com seres espirituais, limpeza dos corpos físico e sutis, limpeza e harmonização de ambientes, harmonização plena do ser, conscientização do aspecto espiritual de cada um e de sua inter relação com a natureza e com o planeta a que pertence, ativação das habilidades de coragem, força e sabedoria para lidar com questões generalizadas , curas e prevenção de distúrbios e doenças.
O conceito básico da cura xamanica é que " Ninguém cura o outro. A cura está dentro de cada um".
 
Os Xamãs cultuam o "Grande Espírito", Pai-Mãe Criador, que é "Deus". Possuem técnicas milenares, de onde provém a prática em descobrir no seu instinto, como cultivar o animal que todos levamos dentro de nós e que em qualquer momento pode chegar a manifestar-se.
O termo ‘xamã’ encontra raízes na palavra siberiana ‘saman’, que tem vários significados. A premissa básica do Xamanismo é o reconhecimento de que todos fazemos parte da família universal e tudo está interligado.
O xamanismo é uma técnica do êxtase, um conjunto de procedimentos para exercitar o controlo das experiências vividas pelo xamã. Não é um culto, mas um conjunto de crenças, práticas e técnicas ancestrais que utiliza o simbolismo da cultura das pessoas que o praticam. O trabalho xamânico é realizado com o apoio do tambor, maracas, canções e com objectos de poder como pedras, plantas, penas e outros.
 
O interesse pelas práticas xamânicas advém do contacto com outras realidades, da obtenção de auto-conhecimento, da busca de poder e desenvolvimento pessoal e da profundidade e rapidez dos seus resultados. Através destas práticas, o indivíduo estabelece contacto com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, equilíbrio e saúde. O Xamanismo propicia tranquilidade, paz, confiança em si mesmo, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.

Os xamãs são homens ou mulheres, que se distinguem especialmente pelo contacto, por meio de viagens xamânicas, com os mundos ocultos, que de outra forma são sobretudo conhecidos através do mito, do sonho e de experiências quase-morte. Nestas viagens, exploram a realidade não comum”, contactando com os seus aliados espirituais, como os animais de poder e professores espirituais. 


A prática do Xamanismo é um caminho espiritual de busca de conhecimento para além da realidade quotidiana, em harmonia com a natureza e com os ciclos da vida. As visões e experiências do praticante levam-no a uma expansão da consciência, possibilitando-lhe profundas transformações